Como aumentei o faturamento de uma loja física em 50%.

Talvez tenha sido o maior desafio que já peguei até hoje como Sócio de Aluguel. A alguns meses recebi uma pessoa indicada por uma antiga cliente, ela estava bem desesperada por que sua loja estava indo mau das pernas e em poucos meses iria fechar as portas.

O seu maior problema é que os clientes não estavam indo até a loja mais e não tinha verba para investir em midia para levar novos cliente até lá.

Quase desliguei o telefone e disse que não poderia ajudar…

Mas como eu gosto de desafios …

Comecei a fazer minha auditoria de sempre com mil perguntas e de cara percebi que a empresa tinha anos naquela rua e já estava na segunda geração, mas que eles não investiam em marketing. Assim identifiquei que seu público alvo estava morrendo, literalmente. Como sua persona eram senhoras e não existiam estratégias de aquisição de novos clientes, as suas clientes com mais de 60 e 70 anos estão envelhecendo e não iam mais a sua loja.

Outro ponto bem critico é que no bairro onde a loja está tem um shoppinq novo e que levou todos os clientes das lojas de rua.

Começando as mudanças …

Criamos uma nova marca, mais segmentada e dialogasse melhor com o cliente alvo, deixando claro que tipo de produto ele encontra na loja.
Sugeri começar um trabalho, mesmo que tímido, no Instagram para dar um movimento na marca.

Criamos um novo layout na loja de exibição dos produtos reorganizando e destacando os carros chefe.

Como os produtos tem um preço baixo, começamos a investir em promoções para chamar a atenção de quem passava na rua.

Outra questão que implementamos foi na captação de contatos na loja dos clientes que não encontram os produtos que buscavam e gostariam de ser avisados quando chegassem. Essa ação fez com que a venda para esse clientes chegasse a incríveis 100% de conversão.

Os primeiros resultados

Com essas pequenas mudanças conseguimos aumentar o ticket médio de compras e fazer com o que os clientes voltassem mais vezes a loja.

Ainda existe uma infinidade de ações que podem ser feitas. Agora que a empresa começou a melhorar o faturamento e temos a possibilidade investir em midia paga (no Facebook, Google e Instagram) e ações promocionais de impacto, a projeção é dobrar o faturamento.

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