A transformação digital vai muito além de adicionar mais tecnologia na sua empresa ou realizar ações de marketing digital. É uma mudança de comportamento e visão que precisa ser executada em qualquer negócio que quer se manter vivo durante e após as grandes mudanças que aconteceram em 2020.
Talvez seja uma das maiores transformações da humanidade e isso já está impactando na forma como compramos, recebemos produtos e como consumimos serviços que antes eram totalmente físicos e tiveram que se adaptar aos meios digital.
Não perca mais tempo ou pode ser tarde demais. Faça agora sua Transformação Digital.
O primeiro passo é mudar sua visão, adaptar a maneira como você atua e a cultura da sua empresa. Um exemplo, durante a pandemia, vários médicos tiveram que passar a atender seus pacientes por videoconferência, algo antes impensado. Passaram a receitar remédios usando certificados digitais no lugar de assinaturas e deram muito mais dinamismo a sua agenda num momento completamente atípico.
O mesmo aconteceu com várias empresas, que do dia para noite, precisaram fazer reuniões online, criar catálogo de produtos digitais, lojas online com sistema de pagamento integrado e muitas outras mudanças. Tudo isso não foi feito de maneira progressiva, foi uma transição abrupta, mas necessária.
Muita gente ainda não se adaptou e sente o amargor de ver seus resultados cada vez menores, sua estrutura comprometida e o terror da falência batendo sua porta. Se você ainda faz parte desse grupo de pessoas e empresas que ainda não fez sua transformação digital, faça isso agora, amanhã talvez seja tarde demais.
Domine as informações e tenha uma gestão mais eficiente com os Indicadores de desempenho.
O segundo passo é dominar os números que cercam sua operação e seu mercado. A maior arma para alcançar o sucesso, é a informação e quanto mais precisa e qualificada ela for, melhor.
Um exemplo: imagine que sua empresa vende materiais de construção. É fundamental saber quais produtos são mais vendidos, os que dão mais lucro, quais vendedores são mais bem avaliados, quantas entregas sua empresa é capaz de fazer por dia, e por aí vai.
É necessário entender também, quais são as informações atuais do seu mercado. Por exemplo: quais empresas hoje têm melhor desempenho no seu segmento, como funciona a operação delas, quais são os melhores fornecedores de materiais, quais oferecem as melhore condições, o que os clientes buscam na hora de comprar produtos, quais são as parcerias estratégicas que você precisa assumir, para se destacar usando os meios digitais.
Quanto mais informação você tiver, melhor. Dessa forma, é possível tomar as melhores decisões e reduzir significativamente seus riscos, assumindo posições estratégicas, priorizando quais serão os melhores investimentos e ações para digitalizar seu negócio da maneira certa.
Oportunidades e novos modelos de negócio digitais.
Conheço muitas empresas que precisaram se reinventar durante a pandemia. Muitas delas eu participei ativamente da remodelagem digital de suas operações. Vou listar alguns para entender melhor:
- Profissionais liberais que fecharam consultórios e escritórios e passaram a atender online, em home office, um número muito maior de clientes através de ferramentas online;
- Lojas que passam a atender via WhatApp e que usaram seus sites como verdadeiras vitrines de seus produtos;
- Empresas que antes trabalhavam com buffet de eventos e que readequaram seus garçons como entregadores e mantiveram seu faturamento vendendo online;
- Empresas de treinamento que impactaram muito mais clientes, saindo do modelo de sala de aula, para o modelo online.
São muitos os casos de empresas que precisaram criar alternativas para o momento de incertezas, mas que já incorporaram essas novas maneiras de atuação em suas operações. Elas já entenderam que as mudanças vieram para ficar e estão buscando novos modelos de negócios para suas empresas, que sejam cada vez mais online, para terem sua transformação digital de maneira plena.
Mais competitividade e clientes digitais mais exigentes.
Se antes o seu concorrente estava apenas no seu bairro, agora ele está no mundo. Hoje, os dois principais meios que os clientes buscam para encontrar serviços ou produtos que necessitam, são as indicações de amigos e buscas em sites de pesquisa como Google.
Dessa maneira as vitrines de lojas de rua ou shopping, passam a ser por sites ou anúncios das plataformas digitais, onde tudo é baseado por avaliações. Exemplos não faltam: as notas que damos aos motoristas de aplicativos, aos restaurantes dos serviços de delivery, e por aí vai.
Assim os clientes passaram a ser mais exigentes e por isso precisamos estar mais atentos a detalhes em todos os processos da prestação do serviço.
E a atenção precisa ser redobrada quando falamos de meios digitais, onde a tendência é a comunicação ser mais fria e distante. Por isso, construa relacionamento com seus clientes e use os meios digitais para interagir com o objetivo de fidelizar e impactar de maneira positiva.
Lembre-se: manter um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo.
Marketing transformando digitalmente os negócios.
Alerta: O marketing digital, para muitos negócios, é a porta de entrada da transformação digital. Mas é importante ficar claro, que transformação digital vai muito além de marketing digital.
Quando pensamos em marketing digital, acreditam que basta um anúncio em qualquer plataforma digital que as vendas começam. Mas não é bem assim, é fundamental ter um plano bem pensado, entender muito bem seu potencial cliente, suas necessidades, canais de comunicação e ter uma estratégia clara para captura de leads.
A maneira de monitorar e conquistar resultados, de modo geral, é muito maior quando usamos a internet. Porque estamos falando de um canal capaz de impactar o mundo inteiro em questão de segundos. Sem falar na capacidade que ela proporciona de segmentação de mercado, ou seja, sua empresa consegue com poucos cliques, alcançar com muito mais assertividade seus potenciais clientes.
Equipes remotas, sistemas de gestão e meios de pagamento. O mundo já é digital!
Hoje, são inúmeras as ferramentas de reuniões online, gestão de times e projetos que permitem que equipes possam trabalhar juntas, sem a necessidade de encontros presenciais.
Na nossa empresa, boa parte dos colaboradores atuam em diversos Estados, nunca se encontraram pessoalmente e mesmo assim, conseguiram produzir projetos incríveis.
Obviamente existem modelos de negócio que precisam que algumas atividades sejam feitas presencialmente. Mas, são muitas as empresas que estão vendo no modelo remoto, para algumas de suas áreas, uma alternativa para redução de custos e manter suas equipes mais produtivas.
Negócios mais globais e mais nichados.
Quanto mais sua empresa se especializa na produção de um produto ou na prestação de um serviço, maiores são as chances dela ter destaque usando os meios digitais de comunicação.
Dessa maneira ela consegue estabelecer seu posicionamento em um segmento específico, criando assim diferenciais mais competitivos e melhores argumentos de venda. Tudo isso facilita muito na hora de criar sua estratégia de expansão na internet.
A capacidade de crescimento na internet, quando se tem um público alvo claro e bem segmentado, é gigante, porque você consegue direcionar suas ações com mais precisão e pode monitorar seu desempenho com mais eficiência.
Porém os negócios locais ganham mais força.
Quem tem um negócio local, muitas vezes acha que a transformação digital não é para ele. Imagine a quantidade de clientes que chegam aos mercadinhos de bairros através de uma busca no Google. A quantidade de pessoas que consulta o cardápio e as promoções de pizzas no site de uma pizzaria, quantas padarias passaram a fazer entrega usando o WhatsApp durante a pandemia.
Depois de analisar tudo isso, como seria se essas mesmas empresas pudessem anunciar seu site para pessoas que moram até 3km do seu ponto de vendas. Isso só possível, usando ferramentas online.
Medidas urgentes para tempos de transformação.
Com tudo que foi dissertado neste texto, você já tem informação suficiente para iniciar a transformação digital do seu negócio e caso você já tenha iniciado, chegou a fora de aprimorar e dar um passo ainda maior.
Existem muitas outras ações que não foram mencionadas neste texto e que são possíveis de ser implementadas no em pouco tempo, como automação de processos por exemplo.
Gostaria de saber sua opinião nos comentários, sua empresa já está digitalizada? Está preparado para a competitividade do mundo digital?