Empreendedorismo: defina sua segmentação de mercado

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Uma das primeiras perguntas feitas por quem deseja empreender, é: como definir a segmentação de mercado do meu negócio?

Digo para meus clientes, autônomos ou empresários, que antes de investir num negócio, é preciso verificar se é uma boa oportunidade.

Alguns empreendimentos começam por sonhos ou ideias e os empreendedores acabam não avaliando a viabilidade de seus negócios Esse é um dos principais motivos pelos quais empresas quebram. É importante saber se as pessoas estão dispostas a pagar pelos serviços ou produtos oferecidos e entender se existe real demanda para consumir o que será oferecido.

E para potencializar suas chances, é necessário ter um foco de atuação.

Entendendo a segmentação de mercado

O que faz um empreendedor ter sucesso nas suas ações, é a clareza. A atitude faz toda a diferença para quem deseja empreender, isso é um fato. Mas não adianta só agir, é preciso ter um planejamento. Apenas investir dinheiro, não resolve nada e bem provavelmente, você vai quebrar em tempo recorde.

Quantas pessoas começam seus negócios sem dinheiro e conquistam resultados rapidamente? Quantas empreendedores individuais começam trabalhando em casa e em pouco tempo já estão em outro patamar?

Tá, mas o que eu quero dizer com isso? Que antes de começar, é preciso analisar o seu mercado. Entender quem é o cliente que você vai atender, descobrir se ele está disposto a pagar pela solução que você vai oferecer em forma de produto ou serviço.

Imagino que se você leu até aqui, é porque está perdido e não sabe como encontrar o segmento de mercado ideal para começar a atuar, certo? Para te ajudar, preparamos uma análise que vai fazer sua visão se expandir para o poder da SEGMENTAÇÃO DE MERCADO EXTREMA e como ela pode te ajudar a conquistar resultados em pouco tempo. Para ter uma segmentação de mercado bem estabelecida, existem três coisas que precisam ser analisadas: Paixões, Habilidades e Resultados.

Paixões: empreenda o que você ama ou acredita

Se você começar a empreender em um negócio individual que você não acredita, você está fazendo errado! O primeiro passo é acreditar ou amar o que faz, só assim as pessoas vão comprar de você, porque elas vão perceber que a sua solução é pensada para resolver os problemas.

Habilidades: entenda muito sobre o que você oferece


Cada vez mais as pessoas buscam ser atendidas por especialistas, profissionais que dominam de forma sólida determinados conhecimentos. Isso não significa que eles precisam ser a maior autoridade no assunto, mas é necessário ter os conhecimentos que os tornam capazes de solucionar as necessidades especificas do seu cliente. Nem vou falar de qualidade e comprometimento, porque são requisitos fundamentais para um bom prestador de serviços.

Resultados: você e seu cliente satisfeitos

Quando oferecemos um serviço ou produto, estamos buscando retorno, na maioria das vezes, financeiro. E nosso cliente quando o contrata ou compra, busca uma solução para sua necessidade ou desejo. Quando isso acontece, está selado um acordo comercial de sucesso e duradouro.

Entendendo o conceito de nicho e sub-nicho

Certamente é muito melhor ter destaque num segmento, do que ser mais um entre muitos. Esse é o paralelo proposto pela analogia de nadar num oceano azul, calmo e limpo e fugir de um mar agitado, dominado por tubarões. As chances de sair bem comprometido ao final do trajeto são grandes, certo?

Vamos entender o conceito com um exemplo. Imagine que você é um instrutor de yoga. Se posicionando apenas assim, você irá concorrer com todos os outros profissionais que atuam neste segmento. Agora, imagine atuar em um nicho atendendo, por exemplo, exclusivamente mulheres? Sua fatia de mercado será menor, certo? Mas o número de profissionais concorrentes também será menor!

Aprofundando ainda mais a sua segmentação, imagine que sua especialidade é atender mulheres grávidas. Qual o tamanho desse mercado? Deve ser grande? Poucos profissionais devem se posicionar como especialistas para esse sub nicho específico. Já imaginou como isso potencializa seus resultados e como será menor o seu investimento para trazer novos clientes?

E ainda assim, você pode atender a outros clientes, mas a sua estratégia base será atender como um especialista no sub nicho de yoga para mulheres grávidas.

Entenda, dominar uma fatia de mercado, é mais fácil do que um mercado inteiro. Quando você opta por atuar num mercado menor suas chances de se tornar uma referência, são maiores. Além disso, os produtos e serviços que você irá oferecer, terão maior valor para seu cliente! Assim a sua margem de lucro tende a ser mais alta.

Atuando como especialista, você será capaz de oferecer a melhor experiência para seu cliente, porque certamente, o produto será desenvolvido para atender a uma necessidade muito específica que será sempre melhorada de acordo com as experiências do mercado.

Quanto mais específico for, mais chance de sucesso terá! Por isso, encontrar um nicho, um sub nicho e se tornar um especialista, é o melhor a se fazer para se destacar num segmento.

Existem muitos segmentos de mercado, como escolher o meu?


Realmente existem muitos segmentos de mercado e sub nichos. Para definir o melhor para seu negócio, minha recomendação é: analisar a demanda de mercado interessada em consumir o que você, através dos seus conhecimentos técnicos, é capaz de oferecer.

Só assim identificar se você terá ou não resultados.

Vamos a um outro exemplo, você é design de interiores, e suas principais experiências foram em projetos de quartos de bebês e crianças. É nesse sub nicho que você pretende atuar. Basta agora entender qual é a demanda deste mercado, definir como oferecer seus produtos e serviços, montar o seu planejamento de marketing para que mais pessoas saibam da sua especialidade e te contratem.

Tá, mas e se você ainda não tem experiências sólidas?

Aí, neste caso, analise suas paixões e identifique um tipo de solução que gostaria de comercializar através dos seus conhecimentos.

Resumindo até aqui o que é preciso: identificar as oportunidades reais em segmentos específicos que você tem conhecimento técnico e pelos quais se motiva a atender.

Como montar minha segmentação de mercado

Preparamos um processo que te ajudará a identificar, com mais facilidade, um bom segmento para começar a atuar. Aqui você verá alguns pontos que já tratei no texto e alguns passos adicionais que  precisa levar em consideração na hora de definir o seu sub nicho.

  • Liste seus conhecimentos técnicos, práticos e suas habilidades reais;
  • Identifique destes conhecimentos e habilidades, o que você pode oferecer como uma solução (seja em um produto ou serviço)
  • Descubra se essa solução já é oferecida no mercado e se já for, entenda tudo sobre ela. Como ela é oferecida, como ela é e quem a desenvolveu.
  • Analise o tamanho do mercado, se existe um número de pessoas realmente significativo, que vale a pena o esforço de construção do seu produto ou serviço.

Seguindo esses passos você certamente chegará a conclusão de qual é o melhor segmento de atuação para você.

Ainda está com dúvidas se este é seu segmento de atuação? Converse com algumas pessoas que identifica serem o perfil de clientes que pretende atender. Se puder, prepare uma pesquisa e analise os resultados.

Dica adicional para melhorar sua segmentação de mercado

Muitos empreendedores acham que chegar no seu segmento de mercado é o suficiente, mas não é. Existem vários fatores que precisam ser analisados antes de empreender. Por isso, resolvi falar de mais um fator que te fará chegar em outro nível e ajudara você a conquistar resultados realmente expressivos no seu negócio.

Entenda profundamente seu cliente, suas características, sua localização, entenda seu momento e saiba qual é o seu perfil demográfico.

Todo produto ou serviço pretende atender um ou mais perfis de clientes, isso é óbvio. E entender esse cliente, é parte fundamental de um bom planejamento estratégico. Hoje existem muitas técnicas e formas para definir esse cliente modelo, mas  isso é um assunto que merece outro texto específico.  Prometo que em breve compartilho aqui também.

O marketing digital potencializando a segmentação de mercado

Identificou a sua segmentação de mercado? Então é a hora de desenvolver e promover sua autoridade neste sub nicho. Até porque ninguém chega a uma conclusão tão importante e guarda somente para si. Agora é preciso jogar para o mundo. Fazer com que os seus potenciais clientes saibam que você tem uma solução pensada exclusivamente para atender as necessidades deles. E a melhor forma, mais barato e de maior impacto, hoje, é através do marketing digital!

O que os empreendedores individuais e as pequenas empresas devem fazer, é construir sua autoridade através do marketing digital. E se eles atuam em segmento específico, entregando valor e solucionando problemas, essa estratégia será matadora.

Atuando em um sub nicho suas campanhas serão bem segmentadas e sua linguagem de comunicação será específica. Assim suas chances de alcançar e interagir com seu cliente, serão muito maiores.

Segmentação de mercado definida. E agora?


Agora, você deixa seu comentário e me diz o que achou do conteúdo, se ele fez a diferença para você.
Temos outros textos sobre marketing digital e empreendedorismo, acesse no menu BLOG e veja todos os conteúdos disponíveis.

Se você ainda estiver com dúvidas ou quiser se aprofundar mais, mande sua mensagem aqui!

Veja Mais

2 comentários em “Empreendedorismo: defina sua segmentação de mercado”

Deixe um comentário

diagnóstico empresarial

UMA FERRAMENTA GRATUITA QUE ANALISA O ESTÁGIO ATUAL DA SUA EMPRESA

Clique no botão, responda algumas perguntas e descubra os aspectos que estão atrapalhando a sua empresa de conquistar resultados.